educação

Festival de cinema estudantil debate inclusão e educação em Santa Maria

Suelen Soares

Foto: Charles Guerra (Diário)

Começou ontem, e segue até sexta-feira, a 5ª edição do Festival Internacional de Cinema Estudantil (Cinest), que tem o objetivo de dar visibilidade às produções audiovisuais de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Superior. A entrada é gratuita, e a exibição dos filmes ocorre na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma).

A programação teve início na manhã de ontem, com a realização do Seminário Educação, Cinema e Acessibilidade, que é organizado pela Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), no auditório da Multiweb (prédio 67), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O seminário promoveu uma discussão sobre a inclusão, envolvendo os diferentes segmentos da sociedade, com um olhar para as questões que envolvem educação, cinema e acessibilidade.

Pesquisadores firmam parceria para analisar efeito da urbanização na evolução

A partir de hoje, ocorre a mostra das produções. Serão exibidos filmes produzidos em Santa Maria, a partir das 14h, na Cesma. À tarde, ocorre também a votação por júri popular. Além disso, serão escolhidos 17 alunos que farão parte de um "jurizinho", cujos votos serão somados com os do público presente. As produções das demais cidades que participam do Cinest nas categorias 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio serão apresentadas amanhã e sexta-feira. A programação com os filmes universitários será sempre às 18h30min. A abertura, hoje, será com o filme Ertrinken, da cidade de Potsdam, na Alemanha.

Neste ano, o Cinest homenageia as professoras Cláudia Eliza de Campos Nunes e Valeska Maria Fortes de Oliveira Nunes, que, segundo a coordenadora do Cinest, Mariangela Cardoso, são pessoas importantes no desenvolvimento do cinema no Coração do Rio Grande.

- Ambas desenvolvem trabalhos e projetos de pesquisa muito importantes de cinema, não só com os estudantes, mas de suma importância para a comunidade santa-mariense - explica a coordenadora.

Criado em 2012, o Cinest busca promover um intercâmbio cultural por meio da criatividade e do interesse pelo mundo cinematográfico, que possibilite a descoberta de novos talentos e a integração entre escola, aluno e família. Todas as atividades do festival, como debates, exposições, oficinas e mostras, são gratuitas e abertas à comunidade.

Ao longo do ano, escolas de Santa Maria incluem ações voltadas ao universo cinematográfico e à produção de curtas. Em abril deste ano, a Escola Municipal Sérgio Lopes promoveu um Festival de Curtas, com o objetivo de incentivar os alunos.

Professor do Instituto Olavo Bilac está entre finalistas de prêmio nacional

A mostra de cinema aceita produções audiovisuais de escolas municipais, estaduais, federais e particulares - de Ensino Fundamental (do 5º ao 9º ano), de Ensino Médio e de universitários do Brasil e do Exterior. Saiba mais sobre o festival no site.

PROGRAMAÇÃO

  • Oficina de roteiro - Hoje e amanhã, das 9h ao meio-dia
  • Mostra de filmes - De hoje a sexta, às 14h (produções dos 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de turmas do Ensino Médio), e às 18h30min (filmes universitários)
  • Local - Sede da Cesma (Rua Professor Braga, 55, Bairro Centro)
  • Quanto - De graça
  • Mais informações - No site, pelo e-mail cinest@outlook.com ou pelos telefones (55) 3223-7378, 99975-2422 ou 99991-7754

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Educação libera R$ 190 milhões para universidades e institutos federais Anterior

Ministério da Educação libera R$ 190 milhões para universidades e institutos federais

Estão abertas as inscrições para 1 mil vagas no Ctism, Politécnico e Colégio Tiradentes Próximo

Estão abertas as inscrições para 1 mil vagas no Ctism, Politécnico e Colégio Tiradentes

Educação